Insulfilm em carros: Saiba o que diz a legislação!

Insulfilm em carros: Saiba o que diz a legislação!

O mercado de carro e acessórios automotivos é enorme, servindo para todos os gostos e bolsos. Alguns itens, como é o caso das películas protetoras, podem ser utilizadas tanto como itens de decoração e design, assim como também como itens de proteção.

No entanto, é importante se conhecer bem os diversos tipos de insulfilm e também as regras vigentes na legislação. Neste artigo, mostraremos algumas dicas sobre como escolher o insulfilm para seu carro e saber qual usar.

Qual insulfilm usar no seu carro?

As películas protetoras, bastante conhecidas como insulfilm, são formadas por um tecido de policarbonato (termoplástico) que é aplicado na superfície do vidro do veículo. Elas são utilizadas por diversos motivos. Algumas pessoas buscam mais privacidade, outras buscam mais segurança com a redução da visibilidade externa, e outras pessoas apenas desejam reduzir o calor ou a exposição à luz do sol.

Existem muitas dúvidas e também muitas polêmicas em relação ao uso do insulfilm. É importante entender bem todas as vantagens e desvantagens de se usar este tipo de material, devendo-se também conhecer os aspectos em relação à legislação para se evitar problemas futuramente.

Veja, a seguir, algumas dicas para você escolher corretamente o insulfilm e saber qual deles usar no seu carro:

Entenda bem os requisitos da legislação:

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é responsável pelas normas e regras do uso de insulfilm para veículos automotores, sendo também responsável por sua fiscalização. Algumas alterações em relação ao índice de visibilidade foram realizadas com a Resolução 254/07, sendo importante se conhecer estes valores antes de se fazer a aplicação das películas protetoras.

No para-brisa deve haver um índice de visibilidade mínimo de 75%, nos vidros laterais deve haver um mínimo de 70% de visibilidade e no vidro traseiro, foi realizada uma redução no valor, podendo-se colocar películas com até 28% de visibilidade.

É fundamental o cumprimento destes requisitos, pois, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o uso de insulfilm em desacordo com as normas é considerado infração grave, resultando em multa e também em pontos na carteira de habilitação, além da retenção do veículo até que este seja regularizado;

Escolha os tipos de insulfilm mais adequados:

Existem diversos tipos de insulfilm, cada um para uma determinada finalidade. A película básica é a mais popular e a mais utilizada, variando somente em relação ao seu índice de visibilidade. A película avançada tem as mesmas características da película básica, porém é feita de um material de melhor qualidade, ajudando mais no conforto térmico e sendo mais cara.

Por fim, existem as películas de segurança que são feitas de um filme mais espesso, auxiliando no aumento da segurança no caso de acidentes, pois ela ajuda a reter os cacos de vidros e também confere maior proteção à quebra;

Conclusão

Existem diversas vantagens e desvantagens no uso do insulfilm, sendo importante se conhecer a legislação vigente e também se conhecer os diversos tipos disponíveis no mercado, ajudando na escolha. Siga estas dicas para saber qual insulfilm usar no seu carro.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment