Calotas automotivas: Aprenda como escolher!

Calotas automotivas: Aprenda como escolher!

As calotas automotivas são detalhes que muitas vezes passam despercebidos por alguns. Mas para aqueles que gostam de manter uma boa customização no seu veículo, esses itens são fundamentais. Uma boa calota também pode diminuir o consumo de gasolina, pois pode ajudar na aerodinâmica do veículo.

Talvez elas possam sim ser apenas um elemento estético, mas para muitos é um item de proteção para os aros. Seja por estética ou então por segurança, é importante conhecer todos os tipos de calotas esportivas para saber qual se encaixa mais com a sua necessidade.

Tipos de

Há vários tipos de calotas esportivas para escolher, entre eles estão:

Calotas fechadas

Modelos de calotas automotivas que levam esse nome por tampar toda a roda, sem deixar nada amostra. Este tipo de calota é mais encontrada em modelos mais antigos. Também tem um apelo visual melhor nos carros mais quadrados e robustos.

calotas automotivas

Calotas  abertas

O mais comum entre os modelos atuais. Ela tem esse nome devido ao estilo com frestas entre as hastes que deixa partes da roda visíveis.

calotas automotivas

Calotas Tunning

As calotas esportivas Tunning são modelos com grande apelo visual. Geralmente elas são customizáveis e feitas para carros tunados ou personalizados.

calotas-automotivas

Calotas esportivas

O mais belo entre os modelos, as calotas esportivas dão um toque de carro esportivo para o seu veículo, tais quais marcas grandes de super velocidade. Geralmente elas são destinas a carros com aros maiores e encaixa bem visualmente com qualquer modelo, uma grande opção de compra.

calotas automotivas

 

Tipos de fixação das calotas automotivas

Há dois tipos de fixação entre as calotas. Mesmo que as mais recomendáveis sejam as parafusadas, é possível encontrar calotas de boa qualidade com outro tipo de fixação.

Aparafusadas

São encaixadas no conjunto e apertadas com os próprios parafusos que fixam a roda do carro. Essa é com certeza o tipo mais seguro das duas, já que é virtualmente impossível que ela se solte. Pois é preciso soltar 3 dos 4 parafusos para que ela saia.

De pressão ou clip

Esses modelos de calotas são encaixados através de pressão exercida na roda. Ela “trava” em frente ao aro. Essas rodas não deixam quase nada a mostra dando um bom apelo visual. Porém, por não serem parafusas elas podem ser facilmente roubadas ou até mesmo escaparem com o carro em movimento.

Algumas dicas.

  • Mesmo usando calota, é possível danificar a roda do carro durante um descuido em uma manobra de estacionamento. E danos na roda geralmente são prejuízos altos. Por esse motivo é importante não abrir mão de uma peça de qualidade. Sempre procure comprar modelos originais, com certificado de qualidade e de fabricação, atestando que o item é feito com material de boa resistência e durabilidade. Dê preferência as parafusadas para evitar roubos e acidentes.
  • As calotas de melhor qualidade, presente no mercado, são as feitas com plástico ABS. Esse material possuí uma maior resistência contra impactos.
  • No fim o tamanho do do aro da suas rodas será determinante na hora de escolher um modelo. Pois não adiante comprar um modelo de aro maior, pois o encaixe nunca será perfeito. Mas calma, existem vários modelos de calotas para todos os tipos de veículo e com certeza você irá encontrar um que combine com seu estilo.

Onde comprar?

Tem interesse em comprar calotas? Saiba que existem várias lojas especializadas e de variedades que vendem esse produto. Entre elas estão o Extra e o Walmart, que possuem várias opções de modelos e preços! Quer conferir? Basta clicar em um dos botões abaixo!

Botão - Walmart  Botão - Extra

Tem mais alguma dica sobre modelos e estilo de calotas? Conte pra gente!

Até mais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment