Bateria automotiva: Conheça os diferentes modelos

Bateria automotiva: Conheça os diferentes modelos

Todo veículo automotivo (carro, caminhão, motocicleta ou ônibus) exige uma fonte de energia elétrica para o seu funcionamento, ou seja, a bateria. Ela foi desenvolvida com uma tecnologia para fornecer em poucos segundos alta descarga, fazendo o motor de partida e todo sistema elétrico do veículo funcionar.

As baterias automotivas são fabricadas com placas de chumbo finas e foram projetadas para ter vida útil de até 2 anos e estarem sempre carregadas, graças ao alternador.

No mercado brasileiro, há diversas marcas de baterias, como também modelos para os diversos tipos de veículos, pois um carro pode exigir uma bateria de 12 volts, outro de 24, e assim por diante.

Diferentes tecnologias utilizadas na produção de baterias

Convencional

As baterias convencionais são as produzidas com uma combinação de placas de chumbo negativas e positivas e são mergulhadas numa solução de água e ácido sulfúrico. É a tecnologia mais utilizada para produzir baterias automotivas no mundo inteiro.

Baterias com prata

Alguns fabricantes utilizam na composição da bateria o material liga de prata para proporcionar mais durabilidade e performance a bateria.

AGM

As baterias confeccionadas com a tecnologia AGM (Absorbent Glass Mat), que significa separados de fibra de vidro absorvente de líquido, utilizam da composição da convencional (combinação de placas de chumbo positivas e negativas e solução de água com ácido), mas no processo a solução fica absorvida nos separadores de fibras de vidro isolantes e altamente absorventes.

As diferenças é que a bateria AGM pode ser instalada em qualquer posição, pois não há ocorrência de vazamento, além de ter maior resistência à vibração. No Brasil, essa tecnologia é encontrada nas baterias Heliar PowerSports e Extreme para motocicletas.

Tamanhos e usos

As baterias também variam quando ao tamanho:

  • Tamanho 75 com terminais laterais é usada para veículos compactos e médios com 12 volts;
  • Tamanho 65 com terminais na parte superior é usada em veículos grande com 12 volts.
  • Tamanho 34/78 com duplos terminais é usada em veículos de grande porte. Veículos como caminhões ou ônibus pode utilizar duas baterias com 12 volts. Já uma empilhadeira vai usar uma bateria de 24 volts.
  • Tamanho 35 com terminais na parte superior é usada em veículos desportivos com variação nos volts.

Indicadores de problemas

Quando há algum problema de funcionamento na bateria ou sua vida útil está perto do fim, o carro começa a apresentar vários indicadores. Portanto, fique atento ae esses sinais, procure seu mecânico de confiança ou concessionária onde o veículo foi comprado para efetuar a troca imediata da bateria, antes que você fique parado no meio da rua com uma pane elétrica:

  1. Desligamento do som ao da partida no veículo;
  2. Enfraquecimento dos faróis;
  3. Automóvel sem partida pela manhã;
  4. Componentes elétricos no painel desconfigurados;
  5. Luz da bateria acesa no painel constantemente;
  6. Estalo ao gira a chave;
  7. Cheiro forte de ácido dentro do carro;
  8. Constante queima de fusíveis;
  9. Mal funcionamento da bomba de combustível;
  10. Bateria descarregando com facilidade.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment