Android Auto e Apple Carplay: O que são, comparativo, quais carros são compatíveis e muito mais!

Android Auto e Apple Carplay: O que são, comparativo, quais carros são compatíveis e muito mais!

O Android Auto e o Apple CarPlay são soluções da Google e da Apple para sistemas multimídias no painel do seu carro, e apesar de serem sistemas diferentes, eles têm muitas semelhanças entre si, e ajudam a manter a rivalidade dessas duas empresas, que agora vai além dos smartphones.

Essa diferença inicial entre os dois sistemas é apenas a primeira, mas para algumas pessoas pode ser a maior delas. Se você só usa celular Android, precisa saber tudo sobre o Android Auto, assim como vamos falar tudo sobre o Apple CarPlay para quem é fã dos produtos da Apple e usa iPhone. Veja as semelhanças e diferenças entre eles, como eles funcionam, e defina qual o melhor.

Android Auto e Apple CarPlay: O que é?

O Android Auto e o Apple CarPlay são sistemas que espelham o seu celular através de cabo auxiliar numa tela do painel do carro com interface moderna e sensível ao toque para acessar por voz as funções que antes deveriam ser acessadas nos celulares com sistema operacional Android ou iOS, da Google e da Apple, respectivamente.

Alguns fabricantes criaram sistemas multimídias com navegadores por GPS e recursos interessantes, como é o caso do Ford SYNC, Chevrolet MyLink, Renault MediaNAV e Fiat Chrysler UConnect, mas apesar de eles funcionarem bem, alguns usuários preferiam usar o celular para ouvir música ou achar o melhor caminho, por causa da familiaridade com o sistema ou por hábito, e agora com o Android Auto e o Apple CarPlay esse problema acabou.

Como funcionam o Android Auto e Apple CarPlay?

Tanto o Android Auto quanto o Apple CarPlay funcionam pareados ao sistema do carro. Depois de conectar o celular através do cabo, a interface é ativada na tela do painel.

  • Android Auto: Mostra na tela os cards do Google Now, que permite que você ouça as mensagens de amigos no Whatsapp (e responda ditando a mensagem), faça ligações através do discador na tela ou por comando de voz, acompanhe a rota através do Google Maps, e ouça música através do Google Play Música ou Spotify (se você tiver conta cadastrada no smartphone);
  • Apple CarPlay: Mostra os ícones do iPhone, que você pode usar com a ajuda da Siri, que também lê as mensagens pra você não se distrair enquanto dirige. Você também pode acessar o Spotify e o iHeartRadio para ouvir música.

Android Auto e Apple CarPlay: Qual o melhor?

Quem gosta do Android vai ter vários argumentos e motivos para dizer que o Android Auto é melhor, e quem prefere a Apple vai se convencer de que o Apple CarPlay ganha essa disputa. Quem vai decidir é você, depois que mostrarmos o comparativo entre os dois:

  • No Apple CarPlay usa-se o Apple Maps, que além de não ser intuitivo e trava muito. O Android Auto usa o Google Maps, que funciona bem e tem atualização do trânsito;
  • O comando de voz funciona melhor no Apple CarPlay, mas você só pode usar para fazer chamadas ou enviar SMS, enquanto no Android Auto você pode ouvir as conversas do Whatsapp e responder as mensagens por voz.

Quais carros são compatíveis com o Android Auto e Apple CarPlay?

Como essa tecnologia é uma novidade (o lançamento dos dois sistemas foi quase simultâneo, em 2015), ainda são poucos os carros no Brasil que têm Android Auto integrado ao painel:

  • Ford (Fusion)
  • Honda (Accord e Civic)
  • Chevrolet (Cobalt, Cruze, Onix, S10, Trailblazer e Camaro)
  • Hyundai (HB20)
  • Volkswagen (Gol, Voyage, Saveiro, Fox e suas variantes, Golf, Jetta, Passat, Tiguan e Fusca).

No início desse ano a Ford anunciou que toda a linha 2017 de carros, picapes e SUVs nos Estados Unidos será equipada com o Sync 3, que possibilita a conexão com o Apple CarPlay e o Android Auto, mas ainda sem previsão para liberar a integração dos sistemas com o sistema da marca no Brasil.

Desde o final do ano passado o Google começou a liberar uma atualização do Android Auto para smartphone com Android 5.0 ou superiores, ou seja, você não precisa trocar de carro ou de sistema de entretenimento para usar o aplicativo. Você pode programar para o aplicativo abrir no celular sempre que for pareado com o carro via Bluetooth, e o sistema impedirá que você use outros aplicativos que possam distraí-lo enquanto dirige.

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment