Aerofólio para carros é legalizado? Como colocar? Como ter o certificado de segurança? Saiba aqui!

Aerofólio para carros é legalizado? Como colocar? Como ter o certificado de segurança? Saiba aqui!

Você já parou para pensar o que a legislação diz sobre o uso de aerofólio em carros? Ainda não? Pois fique sabendo então que está mais do que na hora de entender mais sobre esse assunto. Hoje em dia, é comum que os motoristas queiram adicionar essa peça em seus veículos. Esse é o seu caso também? Se sim, fique bastante atento a esse conteúdo a fim de ficar por dentro de tudo o que diz a legislação sobre isso, se é permitido e como colocar. continue lendo e aprenda tudo!

Aerofólio em carros é legalizado?

Isso é importante, principalmente, para evitar ter problemas no futuro como, por exemplo, receber uma multa sem ao menos esperar. Tenha sempre em mente de que todas as modificações nos veículos não podem ser feitas de qualquer forma, certo? Em primeiro lugar, na verdade, é necessário ter uma Autorização para Certificado de Segurança Veicular, também conhecido como CSV, no Detran do seu município.

Pode até parecer um processo complicado, mas a boa notícia é que não é. Basta acompanhar este conteúdo para entender ao certo como funciona a legislação quando o assunto é aerofólio. Tenha uma boa leitura.

Como funciona para colocar um aerofólio nos carros

Para quem não sabe, o aerofólio é um acessório automotivo muito utilizado em carros que atingem maior velocidade a fim de manter e de garantir uma maior estabilidade aos mesmos. Tudo com o objetivo de que eles não levantem voo ao atingir velocidades como, por exemplo, 300 km/h.

No entanto, muitos motoristas atualmente estão colocando aerofólios em seus carros com um objetivo um pouco diferente: para que eles fiquem esteticamente mais bonitos e descolados. Por mais que não seja algo proibido, é necessário tomar cuidado e seguir todas as recomendações adequadas. Além de ter problemas como multas, também é possível aumentar o consumo de combustível do carro e diminuir a sua segurança. Afinal de contas, tenha sempre em mente que essas peças foram pensadas exclusivamente para aqueles carros que atingem altas velocidades, por isso é essencial ter cuidado.

O primeiro passo antes de comprar e de instalar o aerofólio, como já mencionado antes, é tirar um CSV no Detran da sua cidade. Tudo com o objetivo de que o seu carro fique regular e, dessa forma, possa andar sem nenhum problema na rua. Esse CSV também serve para a sua segurança, quer saber o por quê?

É simples! Como o aerofólio não é uma peça apenas estética, conforme já foi explicado, ele também serve principalmente para gerar uma força extra sobre o carro, a qual tem o objetivo de manter ele mais próximo ao solo. A grande questão é que isso aumenta o consumo de combustível e acaba tornando o veículo menos eficiente, de forma geral.

Sendo assim, seguir adequadamente as normas de segurança e a legislação é algo muito importante para evitar futuras dores de cabeça, certo?

aerofólio no onix

Como conseguir o CSV – Certificado de Segurança Veicular?

Conseguir o Certificado de Segurança Veicular não é difícil. Basta acessar o site do Detran do seu estado e procurar a opção que estará indicando “Certificado de Segurança Veicular”. Depois de clicar nesse link, encontrará um formulário, o qual precisa ser preenchido com as suas informações e com as informações do carro.

Não se esqueça de que é necessário fazer isso antes de colocar o aerofólio. Se for fazer depois, existem grandes chances de que você seja multado. Algumas informações solicitadas são: nome, endereço, CPF, modelo, placa e documento do veículo, entre outras. Além disso, também será preciso pagar um boleto que será emitido para o Serviço Administrativo de Autorização Prévia para Alteração de Características.

Nesse boleto estarão incluídas as taxas para a Autorização Prévia e para a vistoria. Depois de fazer o pagamento do boleto, pegue todos os documentos mencionados acima, o CRV do carro e um comprovante de residência e vá para uma unidade que seja credenciada pelo INMETRO – é possível encontrar uma lista no site do Detran. É exatamente nesse local que o CSV será emitido.

certificado segurança veicular

Conclusão

Portanto, com todas as taxas pagas e o Certificado de Segurança Veicular em mãos, é possível finalmente colocar o aerofólio no seu carro. Depois de fazer a modificação, ainda é preciso ir até o Detran para fazer uma nova vistoria, leve todos os documentos que forem solicitados. Fazendo tudo isso corretamente, não é necessário se preocupar. Afinal de contas, tudo estará dentro da lei.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment